top of page

ESTÚDIOS GHIA





Mundialmente conhecida pela sua associação com a Volkswagen na criação do modelo Karman-Guia e pelo fato de se ter tornado, a partir de 1973, na designação oficial da Ford para seus topos de linha - emprestando carisma a modelos como o Del Rey, Belina, Versailes e Royale no Brasil e Granada, Capri, Cortina, Escort e Fiesta na Europa, a Carrozzeria Guia SpA é muito mais do que uma figura de estilo, sendo um dos mais reputados carroçadores italianos, como a Pininfarina e Zagato.



Fundada em 1915 na cidade de Turim por Giacinto Ghia & Gariglio, começo por fabricar carroçarias em alumínio, alcançando em 1929 a sua primeira grande vitória com um Alfa Romeo 6C 1500 nas Mille Miglia. Após a morte de Ghia em 1944 a empresa foi vendida a Mario Boano e Giorgio Alberti, rumando até Aigle, na Suiça. Sob a liderança de Boano a Carrrozzeria Ghia SpA passou a trabalhar para grandes marcas como a Ford, Fiat, Volkswagen, Volvo e Chrysler.



Durante a permanência de Boano à frente dos destinos da Guia, uma das carroçarias mais famosas foi a Supersonic, utilizada pelo atelier no mítico modelo Fiat 8V. Em 1953 Boano mudou-se para a Fiat, enquanto que a fábrica da Guia voltou a ser instalada na Itália, adquirindo no processo a empresa de Pietro Frua. Em 1966 a Guia foi vendida a Ramfis Trujillo, que por sua vez a vendeu a Alejandro de Tomaso um ano depois. Em 1970 a empresa italiana voltava a trocar de mãos, indo parar ao portifólio da Ford Motor Company.

Texto adaptado da revista portuguesa Motor Clássico. Acabamento dos Del Rey Guia é até hoje referência em luxo e requinte.





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page