top of page
Ghia-Logo.jpeg

ESTÚDIOS GHIA 

Todos os artigos tem como propósito divulgar e relatar dados históricos.

    Existe relação entre o clássico Karman-Ghia e os modelos que foram top de linha da Ford no Brasil? A resposta é sim, existe.  

   Reconhecida internacionalmente pela sua associação com a Volkswagen na criação do modelo Karman-Ghia e pelo fato de ter se tornado, a partir de 1973, na designação oficial da Ford para seus modelos de top de linha - emprestando carisma a modelos como o Del Rey, Belina, Focus, Versailes e Royale no Brasil e Granada, Capri, Cortina, Escort e Fiesta na Europa, a Carrozzeria Ghia SpA é muito mais do que uma figura de estilo, sendo um dos mais reputados carroçadores italianos, como a Pininfarina e Zagato. 

1.png
2.png
3.png

Sua fundação data de 1915 na cidade de Turim por Giacinto Ghia & Gariglio. Começou por fabricar carrocerias em alumínio, alcançando em 1929 a sua primeira grande vitória com um Alfa Romeo 6C 1500 nas Mille Miglia. Após a morte de Ghia em 1944 a empresa foi vendida a Mario Boano e Giorgio Alberti, rumando até Aigle, na Suiça. Sob a liderança de Boano a Carrrozzeria Ghia SpA passou a trabalhar para grandes marcas como a Ford, Fiat, Volkswagen, Volvo e Chrysler. 

Karman-Ghia, eleito um dos designs automobilísticos mais bonitos de todos os tempos. 

4.png

Durante a permanência de Boano à frente dos destinos da Ghia, uma das carroçarias mais famosas foi a Supersonic, utilizada pelo atelier no mítico modelo Fiat 8V. 

Em 1953 Boano mudou-se para a Fiat, enquanto que a fábrica da Ghia voltou a ser instalada na Itália, adquirindo no processo a empresa de Pietro Frua. Em 1966 a Ghia foi vendida a Ramfis Trujillo, que por sua vez a vendeu ao argentino Alejandro de Tomaso um ano depois. Em 1970 a empresa italiana voltava a trocar de mãos, indo parar no portifólio da Ford Motor Company. 

5.png

Acabamento dos Del Rey Ghia é até hoje referência em luxo e requinte. 

Só quem entrou em um Ford com o sufixo Ghia, sabe o que é ser envolvido pela atmosfera de luxo, requinte e silêncio, devido à farta quantidade de material fono-absorvente empregada no interior destes carros, além de um acabamento primoroso que dá a impressão de estarmos no interior de um veículo de categoria e preço bem superiores.  

   Porém, a partir de 2010 os modelos Top da marca Ford substituiram a elegante designação pelo sufixo Titanium, que permanesse até os dias atuais. Portanto, se em sua garagem você tem um remanescente Ford com o brasão Ghia, agora que você sabe um pouco mais de sua interessante história, cuide muito bem dele. 

 

  Até o próximo artigo. 

Wagner Coronado

Assista nosso vídeo

Del Rey 1988 Ghia

Del Rey 1990 Ghia

bottom of page